Corrida Popular da Costa Nova: a prova dos recordes

Tempo de leitura
2 minutos

Corrida Popular da Costa Nova: a prova dos recordes

Julho 04, 2017 - 20:16

Prova tem mínimos de participação e atletas de vários pontos do mundo

Maioria dos atletas procuram se superar

Marcada para o final da tarde (19 horas) do próximo dia 15 de julho (um sábado), a quarta edição da Corrida Popular da Costa Nova é considerada pela organização e pela maioria dos atletas, como a mais rápida prova de 10 km de Portugal. Distância certificada e aferida pela Federação Portuguesa de Atletismo, num percurso de ida e volta, ribeirinho, plano, sem curvas acentuadas, com características muito próprias, elogiadas por Carla Martinho, vencedora feminina das duas últimas edições da prova: “É uma das minhas provas preferidas, por ser realmente diferente das restantes e isso reflete-se na quantidade de pessoas que ali correm para se superarem” - diz a experiente atleta do Recreio de Águeda, que alinha à partida com um objetivo muito claro: “Vou tentar bater o meu recorde pessoal (34:16 minutos) que acredito possa ser possível naquele percurso que bem conheço e com a ajuda de quem,esteja na disposição de manter o ritmo para recorde. Para isso a Corrida Popular da Costa Nova reúne condições únicas” - assegura Carla Martinho.

 

Prova obriga a mínimos de participação

Novidade na Corrida Popular da Costa Nova são os mínimos de participação para a prova de 10 quilómetros, fixados em 60 minutos para os homens e 75 minutos para as mulheres, medida que não foi consensual entre os atletas mas que a organização, a cargo da Câmara Municipal de Ílhavo e do Atletas.net explica pelas características especiais da prova: “Sabíamos de antemão que essa poderia não ser uma medida do agrado de todos os potenciais participantes, mas é bom de lembrar que os mínimos de participação até são bem acessíveis, para além do facto de terem sido anunciados há mais de um ano» - explica José Manuel Henriques, diretor do Atletas.net que entende existirem razões de sobra para esse requisito, único em provas populares em Portugal: «Em primeiro lugar é importante sublinhar que é um traçado de ida e volta numa estrada que a um quilómetro após a partida vê a sua largura reduzida para 6 metros. Atletas muito atrasados podem prejudicar a trajetória de regresso dos restantes atletas. Depois e principalmente, o objetivo é que as pessoas se superem e esse é o conceito de raíz da Corrida Popular da Costa Nova. Dou como exemplo os casos concretos de um casal do Rio de Janeiro, no Brasil, que fez propositadamente uma prova de 10 km para poderem se inscrever e de um atleta holandês que conseguiu os mínimos à justa recentemente. É este o espírito: o da superação que pretendemos incutir numa prova que é de facto muito rápida» - explica José Henriques que acrescenta: «Esta medida tem o mérito de acabar com a imagem dos atletas que declaravam serem capazes de correr a prova em menos de 40 minutos e com isso garantirem um lugar na linha da frente e depois verificava-se que terminavam muito para além dos 60 minutos, o que pode ser prejudicial para os atletas em causa, assim como para os restantes participantes» - explica o diretor do Atletas.net.

 

Na quarta edição da Corrida Popular da Costa Nova esperam-se cerca de mil participantes na prova principal, a grande maioria vinda de fora da região de Aveiro, estando já garantida a presença de atletas de 9 diferentes países, no que é um importante impulso para a economia local, em especial para a hotelaria e restauração.

 

Paralelamente realiza-se uma caminhada entre a Vagueira e a Costa Nova (6,5 km), a Corrida da Pequenada, para crianças nascidas entre 2006 e 2011 e a Corrida Especial, para pessoas portadores de deficiência física e intelectual.

 

A Corrida Popular da Costa Nova conta com a organização da Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com o Atletas.net e os apoios da Câmara Municipal de Vagos, Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação e EPA – Escola Profissional de Aveiro, para além dos vários patrocinadores associados ao evento.

 

As inscrições podem ser feitas no portal Atletas.net, nas Lojas de Turismo de Ílhavo e Costa Nova e na Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação.