Ílhavo prepara a sua Meia Maratona para 9 de abril

Publicado
Sex, 30/12/2016 - 23:23
Última atualização
5 meses

Percurso está ao nível do melhor que há no país

Projeto é ambicioso. Só elementos afetos à organização são cerca de 500.

Será um dos maiores, senão mesmo o maior evento desportivo anual do concelho de Ílhavo: Só elementos da organização são cerca de quinhentos os envolvidos num projeto ambicioso que tem vindo a ser preparado pelo Atletas.net em parceria com a autarquia de Ílhavo nos últimos meses. E a Meia Maratona de Ílhavo, marcada para as 10 horas do próximo dia 9 de abril parece ter argumentos de peso para as expectativas que está a gerar. A começar pela excelência do percurso, defende a organização: «Tecnicamente é um traçado ao nível do melhor que existe no país para este tipo de provas o que para os atletas é sempre algo apetecível» garante José Manuel Henriques, diretor do Atletas.net, que tem assegurada a certificação oficial por parte da Federação Portuguesa de Atletismo.

 

São esperados mais de dois mil participantes «numa muito animada Meia Maratona de Ílhavo» - assume a organização, que tem a partida e chegada para a frente da Câmara Municipal, em plena Avenida 25 de abril e que para além da prova principal de 21097 metros tem ainda prevista a realização, em simultâneo, da Mini Maratona e da Caminhada, ambas na distância de sete quilómetros.

 

Enquanto que a prova principal se estende para as Gafanhas da Nazaré, Encarnação, Aquém, Boavista e Vista Alegre para voltar ao ponto de partida pela Nacional 109, já a Mini Maratona e a Caminhada de 7 quilómetros tem boa parte do percurso pela margem do rio Boco em direção à Vista Alegre, para então depois seguir para o centro da cidade de Ílhavo.
 

Tentativa de recorde do mundo

Aproveitando o facto de “correr em casa” e do percurso ser muito rápido, Paulo Henriques, conhecido por Paulinho vai tentar melhorar o recorde do mundo da meia maratona para pessoas com Síndrome de Down. O atual recorde já lhe pertence, ao ter estabelecido o tempo de 2:09:01 horas no Peso da Régua, em 2015. O objetivo do conhecido atleta ilhavense é o de baixar das 2:09:00 horas e assim elevar a fasquia de uma prova de esforço particularmente difícil para pessoas com essa anomalia genética.

Responsabilidade social

A organização está a encetar contactos no sentido de doar parte das receitas angariadas com as inscrições da caminhada para uma instituição de carácter social do concelho de Ílhavo, indo de encontro ao sentido de responsabilidade social de um evento aguardado com grande expectativa em Ílhavo e que irá mobilizar grande parte do tecido associativo do próprio concelho.