O Riscas faz 3 anos

Publicado
Seg, 16/03/2015 - 23:29
Última atualização
1 ano

A popularidade da mascote do Atletas.net vê-se nas inúmeras fotografias para as quais é chamado nas provas organizadas pelo portal do atletismo. O ar simpático atrai miúdos e graúdos, mas nada disto foi feito ao acaso...

Gallery of Photos

A ideia há muito que estava pensada, mas foi só há três anos que passou à prática a mascote do Atletas.net. Os requisitos foram alinhados em escassos minutos numa conversa e num guardanapo de papel e basicamente passaria por representar a figura de um animal, de ar simpático, meio trapalhão, colorido... um tigre portanto, a fazer justiça à cor dominante do Atletas.net: o laranja. E em poucos dias o cartoonista Nélson Santos deu-lhe forma, depois de inúmeras trocas de emails, onde se discutiu e aprimorou os traços do olhar, da expressão e outros pormenores que se percebeu com o tempo serem importantes para definir o conceito que se pretendia.

 

O nome surjiu depois de um concurso lançado pelo Atletas.net em que a jovem Diana Morgado batizou em definitivo o boneco com o nome que lhe assenta bem: Riscas, numa alusão ao listado dos tigres. A mascote conquistou simpatias de forma espontânea e é já hábito ser o centro das atenções, nas inúmeras fotos que tira, ora com grupos, com crianças ou adultos.
 

A base da ideia e as ideias futuras

Uma mascote serve para criar uma ponte de empatia com o público. Até aí nada de novo, mas o Riscas não é apenas uma mascote colorida. É também a figura de cartaz de um projeto inovador dedicado às crianças que está a ser preparado pelo Atletas.net, centrado no incentivo da prática desportiva junto de um público jovem, numa faixa etária compreendida entre os 6 e os 10 anos de idade, aproveitando a imagem positiva do tigre laranja de que os míudos (e graúdos) facilmente decoram o nome. E tem agora o Riscas 3 anos de idade.